As Escolas rurais do município de Barrocas, no interior da Bahia, estão recebendo a primeira exposição itinerante de artes visuais, do projeto cultural Revelando Belezas Escondidas do Sertão, que visa retratar as belezas e as riquezas, a cultura e a história da região do sisal, proporcionando aos participantes e visitantes a terem uma visão diferenciada da região através da fotografia.
A exposição, que está sendo desenvolvida desde o mês de maio do ano, já passou pelas escolas Luiza Cecília (povoado Minação), Escola Roque Avelino Queiroz (povoado Nova Brasilia) e Escola Roque Avelino Queiroz Filho (povoado Ouricuri). Neste mês de julho, a exposição passa pela Escola José Pedro Mota (povoado de Lagoa da Cruz), entre os dias 10 e 14, e Escola Antonio Cândido Pereira (povoado de Rosário), nos dias 17 a 21. Todas as escolas são do 1º grau.
Ao longo da exposição, estarão disponíveis as inscrições para os alunos do 5º ano ao 9º ano do ensino fundamental I e II, oferecendo estímulos para fotografarem novos cenários presentes em suas localidades. As inscrições acontecem até 21 de julho.
Das escolas participantes serão selecionadas algumas fotos conforme critérios estabelecidos no regulamento do projeto, o qual pode ser acessado na página oficial do projeto, no facebook Revelando Belezas Escondias do Sertão. Na segunda exposição itinerante, no dia 01 de setembro, na quadra poliesportiva de Minação, acontece a premiação das três melhores fotos que retratam a verdadeira cultura e história de cada localidade.
O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Bahia - FCBA, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura da Bahia.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.
Fonte: SECULBA
Comentários
Postar um comentário