O Prefeito Eleito de Barrocas, Jailson de Lima Ferreira, o Jai de Barrocas, começou a fazer a diferença. Antes mesmo de assumir a prefeitura, já está buscando melhorias para o município e para sua gestão. Ele participou em Brasília do seminário de Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Os prefeitos eleitos para o mandato 2017-2020 da região Nordeste que já estão em Brasília, para o Seminário Novos Gestores, tiveram a oportunidade de participar de debate sobre ferramentas inovadoras que podem ajudar na gestão local. Integrantes da equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e especialistas apresentaram alguns desses instrumentos, como por exemplo: Contabilidade, Consórcios intermunicipais, Rede Municipalista, Urbem e MuniCiência.
A professora de Contabilidade Pública da Universidade de Brasília (UNB), Diana Lima, iniciou a plenária, na tarde desta quarta-feira, 9 de novembro, com algumas dicas para o processo de transição de mandato. Ela pontou algumas medidas importantes, e dentre elas ressaltou que é fundamental solicitar relatórios contábeis, patrimoniais e de execução do orçamento ao atual gestor. Já a consultora da CNM, Joanni Hendrichs, falou sobre consórcios públicos intermunicipais. Ela destacou que essas instituições de personalidade jurídica e de caráter público podem ajudar a solucionar problemas comuns de Municípios de determinada região.
A Rede Municipalista que é a nova estratégia da CNM para ampliar e facilitar o canal de comunicação e interação entre a entidade municipalista, os gestores e a comunidade foi apresentada pelo consultor, Maurício Zanin. Além de ter mostrado como funcionará a rede e como os prefeitos fazem para participar dessa nova modalidade de atuação, Zanin relatou por quais meios essa comunicação deve ocorrer e quais os tipos de informações devem ser repassadas, inclusive as consideradas de urgência, como projetos com impacto nos Municípios a pauta de votação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Comentários
Postar um comentário