Professor dá dicas às vésperas do Enem; confira


Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos candidatos recorrem à vídeoaulas e simulados disponibilizados através da Internet. Essas atividades podem se tornar uma armadilha para os estudantes, alerta o diretor pedagógico do Sistema pH Cláudio Falcão, que dá dicas do que os candidatos podem fazer até os dias 5 e 6 de novembro, período em que a prova será aplicada em todo o País.
“Algumas vídeoaulas são de ótimas qualidades, outras de qualidade duvidosa. O ideal é buscar sempre vídeoaula de escolas que conhecem e sabem que aquele material foi produzido por uma equipe de qualidade. Não é qualquer vídeoaula ou simulado encontrado na Internet. Sempre que ele busca esses vídeos para complementar o seu saber, deve verificar que dica é essa, qual a escola, qual o sistema de ensino, quais resultados obtiveram”, aconselhou Falcão.

De acordo com ele, o ideal para estas últimas semanas antes do Enem é que o candidato evite fazer qualquer prova de edições anteriores ou até mesmo simulados. “A semana que antecede não é mais um momento para fazer essas atividades, porque o que tinha de conteúdo para ele adquirir, já adquiriu. Se o candidato faz alguma prova nos últimos cinco dias, já ansioso, isso vai desestabilizá-lo. O que ele pode fazer é pegar os simulados que já fez e ver as questões que errou. É fundamental trabalhar a partir do erro. Ele só precisa estudar aquilo que não sabe. E, para saber isso, deve pegar os exercícios que fez e verificar quais temas errou com maior frequência.”, destacou.

Mas, para os cincos dias anteriores ao Enem, o especialista indica momentos relaxantes para manter a psique calma. “É importante o candidato dar uma relaxada, evitar estudar profundamente. Ele pode estudar de uma forma mais divertida. Existe uma série de filmes que os professores indicam, que é uma forma de manter em contato com o conteúdo, mas de uma forma mais lúdica e leve”, aconselhou.

ANSIEDADE
“A ideia é diminuir o grau de ansiedade. O que a gente vê com muita frequência é um aluno muito bom, mas muito ansioso, que acaba não tendo um resultado bom. Então, se o aluno estiver calmo, certamente conseguirá um resultado melhor. É importante ter confiança no trabalho que fez, e nessa última semana dar uma relaxada, podendo estudar de forma leve. Fica claro que estudar muito na semana que antecede não vai mudar nada. Essa última semana é justamente para ele se acalmar”.


Dias de provas
Para os dias 5 e 6 de novembro, período em que o Enem será aplicado, o pedagogo Cláudio Falcão traz outras dicas:

- No dia da prova sempre indico preparação. Verificar toda a documentação, todo material necessário, caneta azul transparente, ou três ou quatro. Todo material que vai levar para prova deve ser verificado. O ideal é que, pelo menos na semana antes, seja feito o trajeto de casa até o local da prova, para ver quanto tempo gasta, a fim de não chegar atrasado.

- Levar um lanchinho. A prova é longa, mas nada de levar algo muito gorduroso. Barra de cereal, garrafa d’água, isotônico. Coisas de fácil consumo. Se toma alguma medicação, deve levar. 

- Durante a prova é importante o candidato perceber sua ansiedade. Está fazendo a prova e percebeu que ficou com vontade de acabar? Está muito ansioso? A minha sugestão é que pare. Pare, ore, reze, largue o lápis, relaxe. Depois de três ou cinco minutos, notou que o batimento voltou ao normal? Voltou a se acalmar? Então o candidato deve voltar às últimas três questões. Normalmente só se percebe que estava ansioso depois de fazer algumas questões. Por isso, é preciso retomar e fazer com uma concentração maior. 

Comentários